20 de abril de 2011

Defesa Civil prepara ações contra incêndios florestais em MT

O superintendênte da Defesa Civil de Mato Grosso, o coronel BM da Reserva Remunerada Sérgio Delamônica, define na próxima semana, o planejamento das ações que serão implementadas contra os incêndios florestais em Mato Grosso, com os órgãos de execução, de apoio direto e de apoio eventual.

A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), deve priorizar a meta que prevê as implementações contidas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), com uma série de ações preventivas, de monitoramento, fiscalização e responsabilização. Deve priorizar as Unidades de Conservação estaduais, as áreas de interesse ecológico e as áreas florestais. As articulações com ações integradas a todos os órgãos governamentais do Estado, municípios, entidades não governamentais, iniciativa privada e comunidade, farão parte da essência da Defesa Civil.

Outra questão que Delamônica deverá avançar será no envolvimento da população para as questões ambientais, estabelecendo frentes de atuação principal com foco na orientação à população e sensibilização dos produtores rurais e indígenas sobre a necessidade do aceiro, também na formação de brigadas rurais para o combate ao fogo. De como será a fiscalização e o monitoramento aéreo com bases de operação em pólos regionais, “ainda depende das reuniões que realizaremos na próxima semana, com órgãos do Estado e dos municípios. O apoio aos comitês municipais, com equipamentos e respostas rápidas no combate direto aos incêndios florestais será prioridade nas conjunturas que promoverei nos encontros institucionais”, explica.

A conscientização dos produtores rurais de manter pessoal especializado e multiplicadores na formação de brigadas passou pelos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Alta Floresta. Nova Xavantina, Barra do Garças e Nobres serão as próximas cidades a receber o curso de formação. O objetivo é capacitar brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Em Nova Xavantina, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, aguarda o curso de formação de brigada, para a implantação no município. Segundo o secretário, Valteri Araújo, a futura brigada trabalhará nos três meses críticos do ano, época do período proibitivo de fogo em todo o Estado, visando combater incêndio na maioria das áreas do município. Neste período, haverá plantão 24 horas da equipe a disposição da população, acompanhada de técnicos da Coordenadoria Estadual de Gestão do Fogo, que darão combate sistemático aos focos de incêndio. A Secretaria já conta com os equipamentos referentes à contra-partida da prefeitura no projeto, como barco, motor e GPS. As ações acontecerão de forma integrada com órgãos de apoio como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Sema, Sinfra, Incra, Intermat, Secom, Emater e Empaer.

Com a mesma definição política, o Ministério da Integração Nacional, promoveu na semana passada em Brasília, durante o I Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, mesas de debates sobre Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – Rumo à Ação Coordenada em Escala Nacional, a fim de consolidar uma agenda brasileira sobre gestão de riscos e desastres, discutindo as ocorrências recentes de catástrofes naturais no Brasil e no mundo, e as boas práticas de prevenção e resposta.

São várias as ações que acontecem com o objetivo de dar uma resposta e de minimizar os atos catastróficos ocorridos, seja no município, no Estado ou no país. Os desafios de coordenação e gestão de eventuais calamidades naturais ou antropogênicas ocorridas no Estado, passarão pela Defesa Civil de Mato Grosso que tem uma enorme tarefa de fazer a junção das ações em benefício de seu povo. ( Com Assessoria) 


Fonte: http://www.gazetadigital.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...