25 de outubro de 2010

Lagoa de Parnaguá sofre aterramento por conta das queimadas e desmatamento

A Lagoa de Parnaguá, localizada (a 823 quilometro ao sul do Piauí) está ameaçada de aterramento devido as inúmeras queimadas e desmatamentos na região. A Lagoa é uma referência no Estado como também do país por sua extensão, com seis quilômetros de largura e 12 quilômetros de cumprimento. Numa vistoria do Ibama neste final de semana foi constatado que a lagoa já começou a sofrer assoreamento.
O superintendente do Ibama, Romildo Mafra disse que a mata ciliar já está totalmente destruída. “Conversamos com a comunidade para alertar sobre este desmatamento, quem sai perdendo é a própria comunidade. Queremos alertar que este trabalho de fiscalização dos crimes ambientais não deve ser feito somente pelo Ibama, mas pelo governo, pela prefeitura, Ministério Público e própria comunidade. Não deve se esperar só a atitude do Ibama, é um trabalho de todos”, frisou o superintendente.
Segundo foi verificado na vistoria da Lagoa, a situação é tão grave que hoje já tem pessoas que conseguem atravessar a lago caminhando. A Lagoa do Parnaguá além de ser conhecida por sua extensão é um recurso natural que oferece riquezas econômicas para a região. Banhado pelos rios Poções, Fundo, Frio e Paraim, oferece capacidade para desenvolver a agricultura, pecuária, pesca, abastecimento de água para as redondezas, entre outras culturas.

Fonte: http://www.portalaz.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...