19 de setembro de 2010

A vida humana depende da preservação

O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro. Para celebrar a data e cumprir o seu papel de preservar o meio ambiente, a Polícia Militar Ambiental realiza o projeto “Nasce uma vida, plante uma árvore”, que todo ano oferece, nas maternidades, mudas de essências nativas aos pais que têm filhos nascidos nessa data. Além dessa atividade de incentivo ao plantio, a PM Ambiental é responsável por fiscalizar e evitar crimes ambientais, como o desmatamento irregular e o comércio de certas espécies da fauna e da flora sem permissão do Ibama. Dessa forma, com os órgãos competentes fazendo seu trabalho e com o apoio da sociedade, todos poderão, no futuro, desfrutar dos benefícios ofertados por várias espécies de árvores, como suas refrescantes sombras sob suas extensas copas, seus frutos e seus galhos dispostos a servir de apoio para balanço e para molecagem.

Atuante no setor de educação ambiental da PM Ambiental, o Cabo PM Marshall destaca que é importante promover o reflorestamento, respeitando o tipo de vegetação existente no local para que as espécies plantadas tenham bom desenvolvimento, integrado ao ecossistema ao qual melhor se adaptam. “Sorocaba é um município com vegetação em transição”, ele explica. “Temos um misto de Mata Atlântica e Cerrado e as essências nativas que podem ser plantadas aqui são várias, como Ipê, Aroeira, Paineira, Jatobá e muito mais”.

Leis Ambientais

A vegetação nativa da cidade é protegida pela Lei Municipal 4.812/95, que estabelece que árvores com mais de 5 cm de tronco não podem ser cortadas ou podadas sem a autorização de técnicos das Prefeitura. O Cabo PM Marshal informa que existem certas leis ambientais específicas que protegem grupos e indivíduos de várias espécies. “Tem ainda uma lei federal que protege toda a cobertura vegetal do país”, ressalta ele.

Para dar um exemplo da necessidade dessa proteção e do quanto isso é um direito e um dever da sociedade, ele cita o artigo 225 da Constituição Federal: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

O policial acredita que a população precisa tomar consciência da importância de preservar ambientes e os diferentes tipos de vida existentes neles. “Animais dependem das características próprias de uma região para viver. E esses mesmos animais são responsáveis pelo reflorestamento de um local ao se alimentarem”. Isso quer dizer, que preservando algumas espécies, automaticamente garante-se a preservação de todo um sistema.

Para promover o que dita a lei

Criada há 61 anos, PM Ambiental é a primeira e mais antiga instituição de fiscalização do meio ambiente da América Latina, segundo o Cabo Marshall. Constituída por um alto comando que abriga quatro batalhões no estado de São Paulo, seu objetivo é fiscalizar e preservar o meio ambiente, além de orientar a população sobre assuntos voltados ao tema.
Para ajudar nesse trabalho, a PM Ambiental empenhou-se em criar um setor educacional que vai onde estão os humanos do futuro, ou seja, as crianças. Em empresas, espaços públicos ou escolas, os policiais levam informações. Entre eles, o Cabo Marshall, que procura orientar sobre as atitudes que respeitam e protegem o meio ambiente. Este ano, já foram realizadas 700 eventos que atingiram cerca de 15 mil crianças.
Uma das formas de chamar a atenção para a importância da preservação das espécies é exibir os animais taxidermizados (empalhados) que vivem na região de Sorocaba e estão ameaçados de extinção. As pessoas precisam conhecer para respeitar. Ao ver de perto um animal da nossa fauna, como o Lobo Guará, as crianças compreendem melhor a importância de cuidar do meio em que todos vivem.
Quem tiver interesse em agendar atividades do projeto educacional da PM Ambiental, basta enviar um ofício ao Capitão PM Marcos Aurélio Venâncio, comandante da 3ª Companhia de Polícia Ambiental, na Avenida 3 de Março, 777, Alto da Boa Vista, explicando o objetivo da programação e a faixa etária do grupo que vai receber a visita dos educadores. Mais informações pelo e-mail 1bpamb3cia@policiamilitar.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3228-2525 begin_of_the_skype_highlighting              (15) 3228-2525      end_of_the_skype_highlighting.

Para plantar uma árvore

Se na sua casa existe um bom espaço para se plantar uma árvore, que tal pesquisar e ver qual espécie ficaria melhor neste local? Se mora em apartamento ou casa sem quintal, não desanime; existem áreas públicas onde o plantio de árvores acontece, principalmente no mês de setembro. Até mesmo em calçadas pode-se plantar árvores, mas com essas deve-se ter um cuidado todo especial. É preciso pesquisar e saber quais espécies são permitidas, levando em conta a fiação elétrica, os canos de água, esgoto e gás.
A cova para o plantio deve ter, no mínimo, meio metro de profundidade e quase o mesmo tanto de largura. Para que a planta se desenvolva bem, a terra deve ser adubada. Não enterre demais a muda, proteja-a para que não seja pisada ou derrubada e regue todos os dias no verão e regularmente no inverno, até a muda 'pegar'. Cuidado também para não regar demais, senão apodrece a planta.
Fique de olho no seu crescimento e anote as pequenas mudanças que vão ocorrendo com o passar do tempo.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...