20 de setembro de 2010

Sete dos 20 campeões em desmatamento estão em MT

Sete dos 20 municípios campeões de queimadas no bioma cerrado estão localizados em Mato Grosso. Paranatinga, Brasnorte, Nova Ubiratã, Sapezal, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato fazem parte desta lista que é composta por seis municípios do oeste baiano, além de outros localizados em regiões de cerrado nos Estados de Goiás, Maranhão e Piauí.

Para conter o desmatamento neste bioma, o Ministério do Meio Ambiente anunciou medidas que incluem a criação de uma "lista negra" de até 50 municípios críticos e de um sistema de monitoramento por satélite em tempo real.

Outra medida, já noticiada pelo Olhar Direto, deve ser a contratação de 4.5 mil brigadistas para controle de incêndios nos Estados que integram a região das queimadas do cerrado. O plano terá R$ 339 milhões em 2010 e 2011.

Também está em estudo, com oposição do Ministério da Agricultura, uma resolução do Banco Central que cortaria crédito para proprietários sem regularização ambiental, nos moldes do que já existe para a Amazônia.

As medidas integram o PPCerrado (Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado), lançado pela ministra Izabella Teixeira diante de um sisudo presidente Lula, em meio à crise política que atinge o Planalto.

O PPCerrado será o instrumento usado para cumprir a meta brasileira de reduzir em 40% as emissões de gás carbônico pelo desmatamento no bioma até 2020. A meta, assumida em 2009 na conferência de Copenhague, foi calculada sobre a média verificada entre 2002 e 2008, de 14,2 mil km² anuais.

Para cumpri-la, o governo planeja criar 2,5 milhões de hectares de unidades de conservação, demarcar 5,5 milhões de hectares em terras indígenas e bancar a recuperação de 8 milhões de hectares em pastos degradados. As ações de recuperação serão focadas em 20 municípios prioritários, principalmente na Bahia, no Piauí e em Mato Grosso.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...