24 de setembro de 2010

'Falamos menos e fazemos mais', diz Lula sobre proteção ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (24) que o Brasil está à frente dos países desenvolvimentos na luta pela proteção ambiental. Ele participou nesta tarde, em Triunfo (RS), de cerimônia de lançamento da primeira unidade de plástico ecológico do país, produzido pela empresa Braskem. Segundo Lula, Europa e Estados Unidos se esquivam de responsabilidades na redução do desmatamento e das emissões de gases do efeito estufa.
"É preciso que as responsabilidades sejam iguais porém diferenciadas nos atributos de responsabilidade para cada pessoa", afirmou. "No COP-16 do México, vou levar um saco de polietileno branco aí, um saco que vou derramar onde eles passarem, para eles saberem que enquantro eles falam e ditam regras, nós falamos menos e fazemos mais", disse.
O presidente destacou que o Brasil assumiu o compromisso de reduzir de 36% a 39% a emissão de gases do efeito estufa até 2020, assim como diminuir em 80%, no mesmo período, o desmatamento na Amazônia.
Lula também defendeu o etanol brasileiro, feito a partir da cana de açucar. "Vamos dizer ao mundo: 'Enquanto vocês falam, nós fazemos, e está aqui o nosso polietileno verde. Feito da cana de açúcar, feito do álcool produzido pela cana de açúcar, que produz duas vezes e meia mais que o álcool americano do milho'", destacou.
Capitalização da Petrobras
O presidente lembrou ainda que nesta manhã participou, na Bolsa de Valores de São Paulo, de cerimônia de capitalização da Petrobras. Acontece nesta sexta, a maior oferta pública de ações da estatal, que irá explorar 5 bilhões de barris de petróleo da camada do pré-sal. A cessão dos barris pela União é paga pela ampliação da participação do governo na Petrobras.
"Hoje fomos na Bovespa capitalizar a Petrobras. A Petrobras teve hoje um dia de gala. Primeiro, o orgulho de que a gente não foi fazer na Bolsa de Nova York como habitualmente seria recomendável por alguns. Nós fizemos na bolsa de São Paulo, coma bandeira verde e amarela lá, para anunciar a maior capitalização da história do capitalismo mundial de todos os tempos", afirmou.
Nesta manhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo governo federal aumentará a sua participação na Petrobras de 40% para cerca de 48%. O ministro também participou da cerimônia na BM&FBovespa para marcar o início da oferta pública de ações da empresa. Os papéis da companhia começaram a ser comercializados nesta sexta na Bolsa de Valores de Nova York. A negociação no mercado brasileiro começa na segunda (27) na Bolsa de Valores de São Paulo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...