21 de outubro de 2009

Multas em com combate ao desmatamento somam R$ 1,3 bi

BRASÍLIA - As ações de combate ao desmatamento na Amazônia, entre elas a Operação Arco de Fogo, já renderam de janeiro até agora R$ 1,3 bilhão em multas, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Antes do anúncio, Minc determinou a entrega de 600 bois e 100 ovelhas ao programa Fome Zero. Os bois e as ovelhas foram apreendidos durante a Operação Boi Pirata II, iniciada em maio e que está, agora, em fase final.
- Ano passado, quando a gente disse que boi pirata iria virar churrasquinho o pessoal não acreditou. Hoje fizemos a doação dos bois para o Fome Zero - afirmou Minc.
O diretor de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, afirma que o número de bois apreendidos e doados ao Fome Zero pode parecer pequeno, mas é importante. Segundo ele, a partir do confisco 25 mil bois foram retirados de áreas irregulares, a maioria delas pastagens criadas em zonas de preservação ambiental. Outra quantidade expressiva de bois deve ser retirada também de fazendas criadas em áreas de florestas. Os fazendeiros estariam com dificuldades de cumprir as ordens por falta de caminhões suficientes para transportar o gado para pastagens regularizadas.
- A apreensão dos bois teve efeito dissuasório - disse Barbosa.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) está preparando numa nova operação com o objetivo de reprimir a devastação de florestas para a formação de pastagens na Amazônia.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...