15 de março de 2009

Príncipe Charles desembarca no aeroporto de Manaus

Príncipe Charles desembarca no aeroporto de Manaus






O Príncipe Charles e a Duquesa da Cornuália, Camila Parker, desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, na tarde desta sexta-feira (13), onde foram recebidos pelo vice-governador do Amazonas, Omar Aziz, autoridades civis e militares. Em seguida, foram recepcionados pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga, no Palácio Rio Negro, centro da cidade, onde receberam o um diploma do prêmio “Amigo da Floresta e do Clima”, concedido pelo Governo do Estado e pela Organização Não-Governamental(ONG) ambientalista Conservação Internacional. Após receber a homenagem, o príncipe foi encaminhado à sala de reuniões para discutir possíveis parcerias para o combate às mudanças climáticas.
Segundo Minc, o príncipe se comprometeu a reunir recursos para o Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia projetos e ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. De acordo com o ministro, o fundo já recebeu ajuda da Noruega e da Alemanha:
“Nós mostramos que o Fundo Amazônia era para combater o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável. E ele se comprometeu em mobilizar recursos, sobretudo privados e de fundos de pensão, para ajudar o Fundo Amazônia”.

Alunos de escola pública se apresentam

Durante sua visita ao parque, o príncipe Charles e sua esposa, a duquesa da Cornuália, Camilla Parker, assistiram a uma apresentação de crianças do Colégio Municipal Professor Maria Nazareth, escola pública que tem um projeto de proteção ao meio ambiente patrocinado pelo British Council.
A duquesa Camilla lança mão de um leque para aliviar o calor carioca (Foto: Daniella Clark/G1)
Ao som de uma bateria, o príncipe beijou a bandeira do casal mirim de mestre-sala e porta-bandeira da escola e, em seguida, cumprimentou e conversou com convidados do evento. Já a duquesa recebeu mais um buquê de flores, desta vez de Raquel Weller, de 9 anos, filha do reverendo David, da Igreja Anglicana de Botafogo.
O cacique Raoni, que também compareceu ao evento, posou para fotos ao lado do casal real. Já o ator Victor Fasano tinha em mãos um manifesto pela preservação da Amazônia.
“Ele (o príncipe) sempre foi envolvido em causas ambientais. Essa vinda ao Brasil é importante porque ele está indo para a Amazônia e a gente se preocupa em mostrar o que realmente está acontecendo. Quanto mais se falar nisso, quanto mais pessoas tiverem interessadas tanto externamente quanto internamente na Amazônia, a gente espera que um dia nós tomemos vergonha na cara e protejamos de fato a floresta”, disse o ator.

Miss atrai olhares de assessores britânicos

A lista de convidados incluía ainda a miss Brasil Natália Aderle, que atraía olhares da equipe de assessores britânicos que acompanhava o príncipe. Muitos até arriscaram tirar uma foto ao lado da musa. Mas seu objetivo ali ia além de posar para a lente de assessores e jornalistas.
“Estamos aqui em nome da Anubra (Associação das Nações Unidas-Brasil), um dos braços da ONU aqui no Brasil, para realizar um convite oficial ao príncipe Charles para participar do 3º Fórum de Desenvolvimento Sustentável, que será realizado no próximo ano”, contou Natália, que é embaixadora para desenvolvimento sustentável da Anubra.
Para driblar o calor durante sua visita ao parque, que foi guiada por um funcionário, Camilla lançou mão de um leque, que só largou para plantar um Ipê Amarelo, ao lado do príncipe. Em seguida, Charles e Camilla assinaram o livro de visitas do Jardim Botânico.

Passista 'seminua'


Durante seu discurso, único feito durante sua estadia no Brasil, o príncipe Charles falou de economia, samba e futebol. Ele lembrou de suas três primeiras visitas ao Brasil. “Me lembro de dançar samba com uma moça seminua no Rio”, disse ele, sobre a passista Pinah, que vestia um minúsculo biquíni na ocasião.
O príncipe falou ainda de suas visitas a São Paulo e à Região Amazônica e ressaltou afinidades entre Brasil e Inglaterra. “Somos também unidos pelo esporte e pela grande paixão pelo futebol”, disse ele, depois de exaltar as crescentes exportações entre os dois paises.
Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...