22 de março de 2009

Internautas protestam para combater aquecimento global

Internautas protestam para combater aquecimento global





Durante o mês de março, o aposentado Orlando Ferro, de Atibaia (SP), gastou várias horas procurando por queimadas e desmatamentos na Amazônia. No mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra em tempo real a destruição da floresta, ele encontrou 947 pontos de devastação, e protestou virtualmente contra todos eles. “A gente tem que fazer alguma coisa para evitar isso. Todo mundo sabe que a Amazônia tem um papel importante, e com o desmatamento e as queimadas ela produz bastante gás que contribui para o efeito-estufa”, alerta o internauta, que é um dos líderes do ranking de protestos no mês de março. A aparição entre os internautas que mais protestam já trouxe novas amizades e algumas críticas para Orlando. Um usuário o acusou de protestar sem razão, de não saber o suficiente a Amazônia para reclamar. O internauta discorda. “Preciso ir até a Amazônia pra saber que desmatamento é ilegal?”, questiona.
Orlando afirma que suas ações não são apenas virtuais. “Eu também não uso tanto sacolas plásticas, vejo o que dá para ser reciclado, separo, entrego para os catadores que passam. A água e energia ainda são meus pontos fracos, mas estou terminando de construir a minha casa e pretendo colocar energia solar para esquentar a água, para aliviar um pouco a energia gasta pelo chuveiro.”

Responsabilidade de todos

A opinião de Orlando é compartilhada por outros usuários que deixaram suas opiniões no Blog da Amazônia. Eles chamam a atenção para a responsabilidade de cada um sobre os perigos do aquecimento global. “Preservar a floresta amazônica é colaborar para o equilíbrio de todo clima do Brasil e do mundo. Vamos fazer a nossa parte, não só denunciando, mas agindo em nossas casas, em nossos trabalhos e em nossa vida. Falar de Amazônia, é na essência, falar de vida”, defende o leitor Evandro. Para o internauta Adriano Montezuma, o desmatamento deveria ser uma preocupação de todos. “Na questão ambiental não existe platéia, ou você faz parte do problema ou da solução. Somos todos donos não só da Amazônia, mas sim de todas as florestas existentes ainda no Brasil e no Mundo!”, alerta Já o leitor Antonio Machado responsabiliza os governos pelo aquecimento global. “Grande parte dos países investiram no desenvolvimento a qualquer preço e destruir o meio ambiente. Hoje estamos colhendo aquecimento global, o desgelo da Antártida e do Ártico, tempestade em algumas partes da terra e secas em outras”, lamenta.

"Vozes do clima"

Para mostrar como o aquecimento global afeta a vida dos brasileiros e quais as saídas que ainda restam, o Fantástico lança neste domingo (22) a série "Vozes do Clima". Filmada em alta definição, a série terá como cenário vários estados brasilieros, do Rio de janeiro ao Amazonas. Os programas semanais vão ao ar todo domingo, até 26 de abril.











Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...