12 de novembro de 2008

Urgente: Envie sua denúncia e o Globo Amazônia investiga

Envie sua denúncia e o Globo Amazônia investiga




O portal Globo Amazônia, além do mapa interativo que mostra queimadas e desmatamentos na maior floresta tropical do mundo em tempo real, tem outra marca característica: o jornalismo baseado na participação do internauta.
No caso da Amazônia essa participação é fundamental, pois é impossível dar conta de acompanhar tudo que acontece numa área equivalente a 60% do território brasileiro, com vários pontos de muito difícil acesso.
As denúncias dos internautas são a principal forma de o portal trazer à tona os crimes e irregularidades que causam dano à floresta e, por conseqüência, a todo o planeta.
Se você flagrou alguma irregularidade deste tipo é muito importante que envie as informações ao Globo Amazônia. Basta enviar um e-mail para globoamazonia@globo.com ou deixar comentário nesta reportagem. O sigilo da identidade de quem denuncia, sempre que solicitado, é total.

Parceria

Contar com a participação dos leitores tem se mostrado um sucesso absoluto para o portal. Graças às denúncias dos internautas, a equipe de jornalismo da Rede Globo pôde mostrar, por exemplo, como os madeireiros invadem terras indígenas no Maranhão para destruir sua mata (assista à reportagem do Fantástico).
Também graças a participação de leitor, o Fantástico foi até Pacajá, no Pará, para mostrar a ação dos "sem-tora", infratores que invadem terras alheias para cortar árvores (clique aqui para assistir).
Outra reportagem com grande repercussão que teve o tema indicado por leitor foi a que mostrou a polêmica em torno da "maior ponte de madeira do mundo", construída em Alenquer (PA) com madeira de procedência não comprovada.
A policial internauta Rosângela Mendes, de Cáceres (MT), denunciou o embargo de milhares de postes de cerca feitos de uma árvore ameaçada de extinção. Na TV, Caco Barcellos e sua equipe de jovens jornalistas do Profissão Repórter visitaram as regiões que mais tiveram protestos no mapa interativo e mostraram o desmatamento e a luta da população local para apagar o fogo que consome as florestas. Os bastidores da reportagem foram registrados no Blog da Amazônia.
Os protestos dos usuários também já se converteram em ações concretas do governo. Em setembro, o Ibama do Amapá, depois de detectar uma queimada no mapa e ver que já havia mais de três mil protestos nesse foco de incêndio, enviou uma equipe ao local e descobriu 23 hectares de vegetação destruída.
Em Brasília, os protestos ecoaram na tribuna do Senado. Marina Silva (PT-AC), senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, citou a mobilização dos milhares de usuários do mapa interativo para defender mais ações de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Aprenda a vigiar a floresta com o mapa interativo do Globo Amazônia









Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...