17 de agosto de 2008

Operação contra desmatamento apreende 74 caminhões

Operação contra desmatamento apreende 74 caminhões

Setenta e quatro caminhões que transportavam madeira extraída ilegalmente já foram apreendidos em uma operação contra o desmatamento na Amazônia. A carga equivale ao corte irregular de 7 mil árvores. Para a Polícia Federal, a ação é comandada por quadrilhas organizadas.
A operação de fiscalização está concentrada no chamado “Polígono do Desmatamento”, onde ficam 19 das 36 cidades que mais devastam na Amazônia. Os agentes estão nas principais estradas por onde a madeira é transportada, no norte de Mato Grosso, mas, por causa das grandes distâncias, muitas vezes eles chegam tarde demais.
Até em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), as equipes encontraram extração ilegal. Parte da madeira retirada sem autorização vai parar nas serrarias. Ao todo, 57 chegaram a ser fechadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama) neste ano.
Investigações
No depósito onde estão as cargas apreendidas, soldados da Força Nacional montam guarda para impedir o roubo. As investigações revelaram que as quadrilhas falsificam documentos. Originalmente, uma guia foi emitida para autorizar o transporte de sobras de madeira, mas uma outra via foi adulterada para permitir o transporte de angelim e cedro, espécies valorizadas no mercado. “São pessoas que sabem que estão infringindo a lei e sabem que estão cometendo crimes. A idéia é chegar aos comandantes das organizações, que geralmente são as pessoas mais abastadas, que têm mais condição de organizar o crime”, afirma o delegado da Polícia Federal, Roni Pereira.


G1


Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...