24 de agosto de 2008

Conferência da ONU sugere reduzir gases para evitar desmatamento

Conferência da ONU sugere reduzir gases para evitar desmatamento

A Conferência sobre a mudança climática organizada pela ONU em Acra sugeriu hoje buscar medidas para promover a redução de emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento e destruição das florestas nos países em desenvolvimento, especialmente da África.
Os delegados destacaram que 20% das emissões de gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento do planeta, procedem de atividades humanas nas grandes florestas tropicais.
Entre essas atividades se encontra o uso da madeira como combustível nas grandes bacias do planeta --entre as quais figura a do rio Congo, considerada o segundo pulmão da Terra, depois da do Amazonas.
Para Amougou Joseph Armathé, especialista camaronês da ONU em matéria de mudança climática, é preciso considerar a contribuição da bacia do Congo à estabilização do clima, dentro do marco de atividades posteriores a 2012, quando expiram os compromissos do protocolo de Kyoto.
A bacia do Congo se estende por uma superfície de mais de 3,5 milhões de quilômetros quadrados e inclui vários países da África central, entre eles República Centro-Africana, Congo e República Democrática do Congo (ex-Zaire).
Esta floresta tropical --a segundo maior do mundo, depois da Amazônia-- é alvo de uma exploração excessiva da madeira, o que causa o desmatamento, disse Armathé.
"É importante tomar medidas financeiras suficientes e coerentes", disse, por sua vez, o delegado ganês, Robert Bamfo, que defende uma distribuição eqüitativa das ajudas procedentes dos países desenvolvidos para proteger esta floresta primária.
Bamfo ressaltou que será essencial para a luta contra a mudança climática o papel de preservação e gestão sustentável e duradoura das florestas nos países em desenvolvimento, que provocam 20% dos gases de efeito estufa por má exploração.
Vários delegados africanos defenderam a integração da estratégia de desenvolvimento sustentável nas políticas futuras nesta matéria.
Na capital de Gana, 1.500 delegados de 160 países se reúnem desde quinta-feira passada e durante sete dias, no terceiro encontro dos oito previstos pela ONU até dezembro de 2009, para quando é esperada a assinatura de um novo acordo, em Copenhague, para a redução da emissão de gases de efeito estufa.


Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...