15 de agosto de 2008

Carlos Minc diz que desmatamento caiu 60% em julho

Carlos Minc diz que desmatamento caiu 60% em julho


O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse que o desmatamento na Amazônia em julho caiu de 50% a 60% na comparação com junho. Na relação com julho de 2007, a queda teria ficado entre 60% e 70%, de acordo com Minc.
Os dados antecipados hoje por Minc foram divulgados oficialmente no fim do último mês pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O ministro atribuiu a queda a vários fatores. "Além de ir de em cima da área do campo e das madeireiras, a nova estratégia foi pegar os entrocamentos rodoviários. Fizemos portais na BR 164 e na BR 163. Não se vê mais caminhão com tora ilegal. Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Exército e Aeronáutica foram com tudo para cima. O segundo fator é que em 1º de julho entrou em vigor a resolução do Banco Central que não dá crédito a quem estiver desmatando ilegalmente."
Além disso, segundo Minc, acordos feitos com o setor produtivo ajudaram a reduzir o desmatamento. "O terceiro é que começaram a gerar efeitos os acordos feitos com os setores produtivos: pacto da soja, pacto da madeira e o pacto do minério. Esses setores não vão mais comprar soja, madeira ou minério de áreas desmatadas ilegalmente."


Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...