20 de março de 2011

MPF em RO denuncia 19 pessoas por fraudes na indústria madeireira

O Ministério Público Federal (MPF) no município de Ji-Paraná, em Rondônia, denunciou 19 pessoas por improbidade administrativa, entre elas 7 funcionários do Ibama. As acusações incluem pagamento de propina para fazer vistorias e cadastrar madeireiras irregulares.
A denúncia também cita o pagamento ilegal para a entrega de autorizações de transporte de produtos florestais e a divulgação de informações sigilosas a respeito de fiscalizações ambientais, além de outras irregularidades.

Segundo o MPF, a investigação começou em 2005, após a denúncia de um servidor do Ibama em Ji-Paraná, que começou a ser pressionado para participar de esquemas de corrupção. O servidor foi ameaçado para não aplicar multas a empresas nem bloquear autorizações de transporte de produtos florestais, de acordo com o MPF.
Investigações do órgão detectaram que, entre 2004 e 2006, ao menos 1.081 autorizações como essas, emitidas pelo Ibama, foram dadas de forma ilegal a madeireiras de Rondônia. O esquema permitiu aos fraudadores movimentar quantidade maior de madeira do que o volume declarado nas autorizações, contribuindo para o desmatamento ilegal de árvores na Amazônia.
O MPF pediu a suspensão dos diretos políticos, pelo período de oito a dez anos, de todos os acusados na denúncia, além de pagamento de multa e proibição de contratação pública ou de receber incentivos fiscais pelo período de dez anos.
Ibama
Em nota divulgada por meio de sua assessoria, a superintendência do Ibama em Rondônia informa que seis de seus servidores envolvidos no esquema foram demitidos em 2008.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...