7 de dezembro de 2010

Pesquisa CNI revela que 80% da população brasileira acredita que a Terra está aquecendo

CANCÚN - Uma pesquisa inédita divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em plena Conferência Climática da ONU ( COP-16) revela que 80% dos brasileiros têm preocupação ambiental. O desmatamento foi o problema citado por 44% dos entrevistados como o mais relevante, seguido pela poluição da água (32%) e o aquecimento global (26%).
No levantamento, 90% dos entrevistados disseram crer que a temperatura do planeta está aumentando. E para 60% da população as mudanças climáticas são uma questão "muito grave". O levantamento foi realizado de 25 a 27 de setembro, com 3.010 pessoas, em 191 municipios do país. A pesquisa revela ainda que para 47% da população é possível proteger a natureza e manter o crescimento econômico.
Um dos temas que mais emperra as negociações climáticas em Cancún é a responsabilidade sobre o aumento da temperatura da Terra. A convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU diz que os países desenvolvidos, por terem contribuído mais para o problema, também deve ser o que mais medidas devem tomar para conte-lo. Grande parte dos brasileiros também pensa assim, de acordo com a CNI. Segundo a pesquisa, 45% dos entrevistados disseram que os países rígidos devem contribuir mais para reduzir as emissões de gases estufas, principal causa das alterações no clima.
Na pesquisa estimulada, na qual os entrevistados tiveram que escolher os problemas mais graves em uma lista predefinida, 27% assinalou que o aquecimento global é o tema mais importante para o país no que diz respeito a meio ambiente e qualidade de vida.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...