10 de novembro de 2010

BNDES lança fundo de R$1 bi para reduzir emissões na agricultura

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O BNDES anunciou nesta quarta-feira a abertura de um programa de 1 bilhão de reais para financiar projetos que reduzam o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa na atividade agropecuária.
O fundo vai oferecer empréstimos com taxas de juro de 5,5 por cento ao para cooperativas e produtores rurais para investimento na recuperação de áreas degradadas e a implantação de sistemas de integração entre a floresta e terras utilizadas para agricultura e pecuária, informou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em comunicado.
"A taxa de 5,5 por cento é uma das mais baixas praticadas pelo BNDES e será equalizada pelo Tesouro Nacional. O limite de financiamento será de até 1 milhão de reais por beneficiário por ano-safra", disse o banco em nota.
O projeto faz parte da Política Nacional de Mudança do Clima para tentar reduzir as emissões de dióxido de carbono, que tem como principal ação o combate ao desmatamento da Amazônia. A queima das árvores, que libera CO2 na atmosfera, é a principal causa de emissões do país.
O governo pretende utilizar a redução das emissões no Brasil para pressionar os países desenvolvidos a adotarem compromissos mais amplos em termos de redução de emissões na reunião de clima da ONU em Cancún, no México, em novembro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...