15 de outubro de 2010

Operação da secretaria do Ambiente apreende cerca de 800 kg de carvão e derruba oito fornos em Rio Bonito

RIO - Uma operação realizada pela secretaria estadual do Ambiente na Serra do Sambê, em Rio Bonito, resultou na apreensão de cerca de 800 quilos de carvão ilegal e na destruição de oito fornos clandestinos. Ninguém foi preso. A ação teve como objetivo reprimir o desmatamento e foi classificada pela secretaria como a maior já efetuada na região.
A Serra do Sambê tem diversos mananciais e alimenta duas das mais importantes bacias hidrográficas do estado do Rio: as bacias hidrográficas da Baía da Guanabara, que abastece a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e de São João, responsável pelo fornecimento para os municípios da Região dos Lagos.
Participaram da operação a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), a Secretaria Estadual do Ambiente, com apoio da Polícia Federal, do Batalhão Florestal e de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
- Foi um trabalho investigativo, pois mesmo sobrevoando a região, é difícil visualizar os fornos.O apoio do Batalhão Florestal e da Polícia Federal foram fundamentais para o sucesso da operação - destacou secretária do Ambiente, Marilene Ramos.
Os fornos estavam em uma área de difícil acesso, no meio da mata fechada, na parte alta da Serra do Sambê. Para construi-los, houve desmatamento e rios foram assoreados. Todos os oitos fornos foram destruídos com auxílio de dinamite. Segundo o chefe da Cicca, José Maurício Padrone, cada forno tinha capacidade para produzir, em média, 400 kg de carvão.
- Para produzir essa quantidade, os criminosos precisavam de pelo menos uma tonelada de madeira, cuja origem eram as árvores que eles retiravam da Serra do Sambê. É uma situação preocupante porque a parte baixa da Serra do Sambê já acabou e agora, eles querem desmatar a parte alta - afirmou Padrone.
Outros seis fornos clandestinos na região já foram identificados. Segundo Padrone, uma operação será realizada nos próximos dias para destruí-los.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...