13 de outubro de 2010

Natureza em segundo plano

Brasília - Principal bandeira da campanha de Marina Silva (PV), o comprometimento com o meio ambiente não é suficiente para conquistar eleitores da verde no segundo turno. A análise é do presidente regional do PV e coordenador da campanha de Marina, Alfredo Sirkis. Ele não considera decisivo para os dois candidatos à Presidência conseguirem o apoio do seu partido. Ambientalistas consideram que a ecologia não é relevante para eleitores. Eles acreditam que a população ainda é imatura para considerar o assunto como relevante na gestão do próximo presidente.


A candidata do PT, Dilma Rousseff, e o do PSDB, José Serra, disputam os 19 milhões de votos de Marina. Em conferência no 15º Meeting Internacional do Lide, em Cartagena das Índias, na Colômbia, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso elogiou Marina e defendeu a questão ambiental, de olho no apoio dela.

“O eleitorado da Marina é diversificado. É complexo achar que o apoio do partido vai ser decisivo”, disse Sirkis.

Modismo eleitoral


À frente da ONG Guardiões do Mar há 12 anos, o ambientalista Pedro Belga acredita que a preservação do verde está sendo usada como um modismo eleitoral. “Se perguntar na rua o que é desenvolvimento sustentável haverá uma disparidade de respostas”, afirmou. Ele apontou mais benefícios no governo Lula do que na gestão do antecessor.

Apesar de citar que não ocorreram progressos na área ambiental como o PV gostaria, o deputado Fernando Gabeira considera que nas gestões de FH e Lula foram tomadas medidas que ajudaram a reduzir o desmatamento da Amazônia. “Não vamos entrar nesse jogo de comparar um governo ao outro. Nosso pensamento é para o futuro, para o que ainda tem que se fazer pelo meio ambiente”.

Será Marina Silva quem vai decidir os rumos do PV no segundo turno. Isso porque, internamente no partido, há quase um consenso para que os correligionários acompanhem o posicionamento dela nesta etapa da eleição. A convenção do partido será realizada no próximo domingo, em São Paulo. Apesar disso, integrantes do PV já declararam que o partido poderá apoiar candidato independentemente de Marina.

“Ela é maior que o PV. Mas é de construir consenso não de impor. Com certeza, sua opinião terá um peso”, afirmou Sirkis.

Ambientalista concorda que a questão ambiental não é forte o suficiente para decidir a eleição. Para Hélio Vanderlei, por exemplo, o fato de os candidatos à Presidência usarem a ecologia não vai ser preponderante para conseguir mais votos. “É importante para parte do eleitorado. Tem que lembrar que o voto para a Marina não é só do PV. Têm os evangélicos, por exemplo, que a apoiaram”.

O biólogo Mário Moscatelli destaca que a pauta ecológica nunca pesou no governo de tucanos e petistas e só está sendo discutida na campanha eleitoral por causa dos votos de Marina. “Nem Fernando Henrique nem Lula deram bola para a questão ambiental. Não lembro de nada que o primeiro deixou e o que o segundo vai deixar de importante”.

Fonte: http://odia.terra.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...