15 de setembro de 2010

PPCerrado é aposta do governo para conter desmatamento no bioma

O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado (PPCerrado) foi lançado nesta quarta-feira (15/09) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, DF. A iniciativa é semelhante ao Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) que, segundo o governo, reduziu em mais de 63% o desmatamento na Amazônia Legal nos últimos dez anos.

O bioma detém 5% da biodiversidade do planeta e é considerado a savana mais rica do mundo – e uma das mais ameaçadas. O Cerrado já perdeu 47,84% de sua cobertura de vegetação. As queimadas apresentam uma relação mais direta com o desmatamento, portanto as atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais e o uso controlado do fogo fazem parte da estratégia apresentada pelo PPCerrado.

Há a meta de redução de 40% das emissões de gás carbônico resultantes das queimadas, compromisso assumido pelo governo brasileiro durante a COP 15 – Convenção do Clima em Copenhague, na Dinamarca, ano passado. O Ministério do Meio Ambiente listou os 20 municípios onde devem se concentrar as operações de combate à derrubada da mata e outras 21 áreas foram escolhidas para abrigar novas unidades de conservação (que, espera-se, sejam ampliadas em 2,5 milhões de hectares). Além disso, 45 cidades receberão ações na área de recuperação.

Para recuperar o passivo ambiental do Cerrado, o governo promete ofertar linhas de crédito rural para recompor 8 milhões de hectares de pastagens degradadas.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...