O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado (PPCerrado)  foi lançado nesta quarta-feira (15/09) pelo presidente Luiz Inácio Lula  da Silva, em Brasília, DF. A iniciativa é semelhante ao Plano de  Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) que, segundo o governo, reduziu em mais de 63% o desmatamento na Amazônia Legal nos últimos dez anos. 
O bioma detém 5% da biodiversidade do planeta e é considerado a  savana mais rica do mundo – e uma das mais ameaçadas. O Cerrado já  perdeu 47,84% de sua cobertura de vegetação. As queimadas apresentam uma  relação mais direta com o desmatamento, portanto as atividades de  prevenção e combate aos incêndios florestais e o uso controlado do fogo fazem parte da estratégia apresentada pelo PPCerrado. 
Há a meta de redução de 40% das emissões de gás carbônico  resultantes das queimadas, compromisso assumido pelo governo brasileiro  durante a COP 15 – Convenção do Clima em Copenhague, na  Dinamarca, ano passado. O Ministério do Meio Ambiente listou os 20  municípios onde devem se concentrar as operações de combate à derrubada  da mata e outras 21 áreas foram escolhidas para abrigar novas unidades de conservação (que, espera-se, sejam ampliadas em 2,5 milhões de hectares). Além disso, 45 cidades receberão ações na área de recuperação. 
Para recuperar o passivo ambiental do Cerrado, o governo promete  ofertar linhas de crédito rural para recompor 8 milhões de hectares de  pastagens degradadas.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com
 
 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário