15 de junho de 2009

ONG diz que BM rompeu contrato com frigorífico por devastar Amazônia

ONG diz que BM rompeu contrato com frigorífico por devastar Amazônia




Rio de Janeiro, 13 jun (EFE).- A ONG Amigos da Terra comemorou hoje a suposta decisão do Banco Mundial (BM) de rescindir um contrato de empréstimo para a expansão na Amazônia do frigorífico Bertin, acusado de comprar gado de produtores ilegais, que criam os animais em terras indígenas e em áreas devastadas sem permissão.
A organização de defesa do meio ambiente afirmou em comunicado que, diante das denúncias, o BM decidiu cancelar o contrato de financiamento, que incluía um empréstimo de US$ 90 milhões concedido pela Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), o braço financeiro do Banco.
O Banco Mundial até agora não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
A ONG assegura que, desde 2006, junto com grupos brasileiros de defesa da Amazônia, vem alertando ao IFC sobre a falta de estudos em torno dos impactos ambientais provocados pela expansão do Bertin em três estados que contêm partes da floresta.
A Amigos da Terra afirma ainda que espera que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) siga o exemplo do BM e suspenda os créditos que concede a produtores e exportadores de carne acusados de incentivar o desmatamento da Amazônia. EFE

G1.com.br









Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...