22 de outubro de 2008

Minc defende 'metas realizáveis' para plano sobre mudanças climáticas

Minc defende 'metas realizáveis' para plano sobre mudanças climáticas




O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, cujo esboço foi lançado no final de setembro pelo Governo Federal, deve ter “metas realizáveis”. Uma delas seria zerar o desmatamento das florestas até 2015, plantando mais árvores do que cortando. A declaração foi feita na abertura de audiência pública sobre o plano, realizada nessa terça-feira (21), na Universidade de Brasília, informa nota divulgada pelo ministério.
Desde o seu lançamento, a proposta do governo vem sendo criticada por ambientalistas e cientistas. Eles reclamam que faltam metas concretas ao plano, principalmente para a redução de emissão de gases que causam efeito estufa. Na abertura da reunião, Minc também defendeu o etanol e o biodiesel brasileiros como partes da solução para conter o aquecimento global. "Não podemos ficar na defensiva, como às vezes, ficamos. Nos fóruns internacionais nós temos muita coisa a apresentar, inclusive na área do etanol e do biodiesel. Não tem sentido nós ficarmos eternamente nessa defesa, a gente tem que ser muito mais propositivo", disse o ministro. Para que o público possa opinar sobre a versão preliminar do documento, uma consulta pública está aberta no site do Ministério do Meio Ambiente até 31 de outubro. No próximo dia 27 será realizada, no Rio de Janeiro, uma outra audiência pública para debater o plano brasileiro.

Amazônia

Para a região amazônica, a proposta do governo prevê uma série de medidas integradas para a redução de queimadas e desmatamento ilegal, controle da grilagem e substituição da atividade madeireira ilegal pela extração com planos de manejo. Entre os objetivos do plano também estão o avanço de um modelo de reforma agrária viável para a Amazônia e a implantação de unidades de conservação e terras indígenas em áreas prioritárias como elementos de um desenvolvimento sustentável da região. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o plano faz com que o Brasil se comprometa pela primeira vez com médias decrescentes de desmatamento em todos os biomas, mensuráveis a cada quatro anos, até atingir o desmatamento ilegal zero, meta para a qual não há, no entanto, data prevista.





Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...