24 de outubro de 2008

Comitê define prioridades do Fundo Amazônia nesta sexta-feira

Comitê define prioridades do Fundo Amazônia nesta sexta-feira




Está programada para a manhã desta sexta-feira (23), a solenidade de instalação do comitê orientador do Fundo Amazônia, no Rio de Janeiro. Em sua primeira reunião, os integrantes devem definir as prioridades de aplicação dos recursos no primeiro ano de operação do fundo.
Participarão do encontro o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O comitê é formado por nove representantes do governo federal, seis da sociedade civil e um representante de cada um dos estados da Amazônia Legal que possuam plano de prevenção e combate ao desmatamento ilegal. Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA), todas as decisões do comitê devem ser aprovadas por consenso.
De acordo com decreto presidencial, o Fundo Amazônia será administrado pelo BNDES, que deve coordenar a captação de doações, única forma de obtenção de recursos prevista. O BNDES também deverá contratar uma auditoria para vistoriar a aplicação dos recursos captados. Os cidadãos poderão acompanhar o uso do dinheiro pela internet, segundo o MMA.
O Fundo Amazônia já recebeu sua primeira doação, do governo da Noruega. O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, esteve no país em setembro e anunciou que pretende doar até US$ 1 bilhão para ações de proteção ambiental financiadas até 2015. Em 2009, será feita uma doação de US$ 130 milhões. O governo federal não poderá contingenciar os recursos do fundo.





Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...