1 de abril de 2011

Operação contra desmatamento apreende 2 mil gados no Amazonas

MANAUS - Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, ontem (31), 2.000 cabeças de gado em uma fazenda embargada em 2008, no município de Lábrea, no sul do Amazonas.

A apreensão faz parte da operação “Disparada” de combate ao desmatamento ilegal, realizada simultaneamente nos estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas. A ação tem o objetivo de combater o desmate ilegal na Amazônia e cumprir as metas do Plano de Prevenção e Combate ao desmatamento da Amazônia (PPCDAM) e do Plano Nacional sobre Mudança Climática (PNMC). A intenção é reduzir o desmatamento em 80% até 2020.

Operação Disparada
No primeiro dia de operação, foram apreendidos cerca de 4,5 mil cabeças de gado nas regiões de Sinop (MT), Lábrea (AM), Novo Progresso, São Félix do Xingu e Redenção (PA). Os pecuaristas foram autuados por impedirem a regeneração da floresta e por desobedecerem aos embargos aplicados pelo Ibama por causa de desmatamento ilegal. Eles foram notificados a retirar o gado das áreas embargadas e não o fizeram no prazo estipulado pela instituição.

Uma fazenda em Sinop/MT flagrada com 800 cabeças dispersas pela propriedade foi autuada em R$8,1 milhões por descumprir o embargo e impedir a regeneração. Há cerca de uma semana (25/03), foi flagrada extração ilegal de 690 m³ de madeira em toras, esplanadas no interior da fazenda, que seriam retirados nesta semana.

A operação Disparada não tem prazo para terminar e a duração dependerá da disposição dos infratores de retirar seus rebanhos de áreas desmatadas ilegalmente. As equipes do Ibama continuam em campo, apoiadas pela equipe aérea do Ibama e pelo Centro de Monitoramento Ambiental, que acompanha a  evolução do desmatamento nessas áreas.



Fonte: http://portalamazonia.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...