22 de abril de 2009

Tropas federais devem reforçar segurança no Pará

Tropas federais devem reforçar segurança no Pará

O clima permanece tenso na região de Xinguara (PA), onde aconteceu um confronto entre agricultores sem-terra e seguranças de uma fazenda, no fim de semana. Agora, a discussão é sobre a posse da terra. Não houve acordo entre as partes e 30 homens da Força Nacional de Segurança devem ser enviados ao local, nesta quarta-feira (22), para reforçar a segurança.
Os sem-terra afirmam que vão permanecer na fazenda e ameaçam o governo do estado. “Se optar em usar a força, usar a violência para destituir os trabalhadores em favor do latifúndio, [o governo] estará criando uma situação de tensão mais grave do que essa que estamos vivendo”, diz o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Charles Trocate.
Por meio de nota, a assessoria do movimento informou que "os trabalhadores rurais acampados foram vítimas da violência da segurança" da fazenda. O texto diz ainda que "os sem-terra não pretendiam fazer a ocupação da sede da fazenda nem fizeram reféns".
Um representante da fazenda diz que a reintegração de posse da área foi concedida em março deste ano. Mas, em nota, o governo do Pará afirma que não há reintegração para a propriedade. E, sobre o confronto do fim de semana, o texto informa que o governo não aceitará ilegalidades e excessos, de quem quer que seja.
Na terça-feira (21), a polícia do Pará anunciou uma operação de desarmamento na fazenda e na região. “Em toda a área, será feita a operação. Nas áreas de propriedades privadas, se for necessário, solicitaremos mandados de busca e apreensão. Após decreto da Justiça, vamos cumprir os mandados”, disse o delegado geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benassuly. O Ministério da Justiça confirmou o envio de tropas federais. Elas vão ajudar a polícia do Pará a manter a segurança na região do confronto.










Ass: Desmatamento Brasil (desmatamentobr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...